“É preciso conhecer a história para não repeti-la.” Você provavelmente já ouviu essa expressão e provavelmente é familiar com alguns desastres ambientais que já ocorreram no Brasil. Por isso, separamos alguns casos, que poderiam ter sido evitados, para reforçar a importância da responsabilidade ambiental.
1 – Incêndio na Vila Socó (1984)
Por descarte indevido da empresa Petrobras, 700 mil litros de gasolina foram espalhados ao redor da Vila Socó, em Cubatão/SP. Tal ação desencadeou um grave incêndio, deixando quase 100 mortos, 500 casas destruídas e parte da comunidade em chamas.
2 – Exposição ao Césio-137 (1987)
Em Goiânia ocorreu um dos maiores casos de exposição à radiação do Brasil e do mundo. Por conta de um descarte incorreto dois catadores de lixo encontraram um aparelho de radioterapia em um prédio abandonado.
Pensando que poderiam ganhar uma boa quantidade de dinheiro, os catadores venderam o aparelho para um ferro-velho, que posteriormente o abriu e ficou intrigado com o que viu por dentro: um pó brilhante de cor azulada.
Sem saber o que era, mas fascinado pelo que via, o dono do ferro-velho levou o aparelho para casa e mostrou a seus familiares e amigos. Não passou muito tempo até surgirem as consequências dessa exposição ao Césio-137: todas as pessoas que tiveram contato com o produto apresentaram intoxicações.
Diante disso, o material foi levado para análise e logo descobriu-se que tratava de um produto radioativo. Por conta da exposição, 4 pessoas morreram e centenas desenvolveram doenças graves. O hospital, que fez o descarte indevido, não saiu impune: em 1996 a justiça condenou, por homicídio culposo, três sócios e um funcionário a três anos e dois meses de prisão.
3 – Vazamento de barragem em Cataguases
O rompimento de barragem de celulose na região de Cataguases/MG, resultou no vazamento de 520 mil m³ de resíduos orgânicos e soda cáustica. Tais resíduos atingiram os rios Pomba e Paraíba do Sul, os resultados desse desastre ambiental originou danos graves ao ecossistema e a população da região, que teve o abastecimento de água interrompido. Uma multa de R$ 50 milhões foi aplicada a empresa Florestal Cataguases, pelo Ibama.
4 – Chuvas no Rio de Janeiro
Em janeiro de 2011, uma enorme quantidade de chuvas na região serrana do Rio de Janeiro resultou em uma série de enchentes e deslizamentos, arrastando casas ao chão e totalizando aproximadamente 800 mortes. As chuvas, provenientes do Sul, costumam ser a causa principal desse tipo de desastre ambiental, porém é de extrema importância lembrar que jogar lixo onde não deve contribui de forma efetiva nas enchentes.
5 – Rompimento da barragem de Mariana
O maior desastre ambiental da história do Brasil ocorreu em 2015, em Minas Gerais. A barragem do Fundão da Samarco (Vale) se rompeu dando sequência a ondas de lama de mais de 10 metros de altura, liberando uma quantidade elevada de resíduos que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, levando a morte de 18 pessoas. As consequências foram tão graves que, além das perdas humanas, o ecossistema da região ficou comprometido: várias espécies de plantas e animais morreram por conta da imersão na lama.
Recentemente, em Brumadinho/MG, a história se repetiu decorrente da grande negligência da empresa Vale com o meio ambiente.
Grandes empresas possuem grandes responsabilidades.
Os desastres ambientais podem ser evitados, em sua grande maioria, quando há comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente. Estar de acordo com as leis, fazer o descarte correto de resíduos, promover ações sociais e incentivar práticas de preservação são apenas algumas dentro de infinitas oportunidades que temos para diminuir os impactos ambientais negativos no planeta. Fazer a nossa parte até nos detalhes é crucial, afinal somos a raiz do problema.
Os resultados são benéficos não apenas ao meio ambiente. A empresa passa a ser reconhecida sustentavelmente, através de políticas sérias e transparentes, um diferencial competitivo que se destaca nos dias atuais.
Para se aprofundar em soluções ambientais verdadeiras para sua empresa, navegue em nosso site, começando por aqui.