COMPOSTAGEM
Com tecnologia em equipamentos e profissionais competentes, a Cultivar realiza o tratamento de resíduos de origem animal, vegetal e de processos industriais – Classe IIA, pelo processo de compostagem, transformando-os em produto estabilizado pronto para retornar ao meio ambiente.
A compostagem é realizada em área licenciada, com solo adequado e distante de coleções hídricas superficiais e subterrâneas, dentro dos limites legais e de segurança ambiental de acordo com estudos hidrogeológicos realizados.
Instalação de sistema de proteção do solo com manta de polietileno de alta densidade afim de evitar a percolação do liquido residual (chorume), sendo ele coletado em lagoas de contenção existentes, posicionadas estrategicamente e direcionadas para a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).
O controle da água subterrânea é feito por de Poços de Monitoramento, com análises realizadas frequentemente avaliando as condições de não contaminação do lençol freático. A empresa não recebe ou processa resíduos perigosos ou que contenham metais pesados e/ou contaminantes potenciais.
A temperatura, durante o processo de compostagem, é mantida entre 40° e 60°C por um período de 90 a 120 dias, eliminando-se agentes patogênicos, pragas e sementes de plantas daninhas.
Finalizando o processo, o produto já estabilizado é beneficiado, tendo condições para retornar ao meio ambiente de acordo com a Legislação.
O controle de qualidade é realizado através de análises laboratoriais periódicas, tanto dos resíduos quanto dos produtos finais.