Somos uma empresa do seguimento de Tratamento de resíduos classe II-A (material não-inerte), ou seja, transformamos resíduos de origem animal, vegetal e industrial em fertilizante orgânico, contribuindo para a qualidade do meio ambiente.

Alguns exemplos práticos desses resíduos são:

Sangue animal, Lápis de cor, resíduos lácteos (iogurte, leite), resíduos de origem animal (esterco, resíduo de processamento de carne), resíduos vegetais (poda de jardinagem, biomassa (palha de café, serragem, bagaço de cana)), resíduos industriais enquadrados na classe II-A (descarte de matéria-prima, lodo de tratamento industrial, resíduos de produção)

 

COMPOSTAGEM

Com tecnologia em equipamentos e profissionais competentes, a Cultivar realiza o tratamento de resíduos de origem animal, vegetal e de processos industriais – Classe IIA, pelo processo de compostagem, transformando-os em produto estabilizado pronto para retornar ao meio ambiente.

A compostagem é realizada em área licenciada, com solo adequado e distante de coleções hídricas superficiais e subterrâneas, dentro dos limites legais e de segurança ambiental de acordo com estudos hidrogeológicos realizados.

Instalação de sistema de proteção do solo com manta de polietileno de alta densidade afim de evitar a percolação do liquido residual (chorume), sendo ele coletado em lagoas de contenção existentes, posicionadas estrategicamente e direcionadas para a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

O controle da água subterrânea é feito por de Poços de Monitoramento, com análises realizadas frequentemente avaliando as condições de não contaminação do lençol freático. A empresa não recebe ou processa resíduos perigosos ou que contenham metais pesados e/ou contaminantes potenciais.

A temperatura, durante o processo de compostagem, é mantida entre 40° e 60°C por um período de 90 a 120 dias, eliminando-se agentes patogênicos, pragas e sementes de plantas daninhas.
Finalizando o processo, o produto já estabilizado é beneficiado, tendo condições para retornar ao meio ambiente de acordo com a Legislação.

O controle de qualidade é realizado através de análises laboratoriais periódicas, tanto dos resíduos quanto dos produtos finais.

FLUXOGRAMA DE RESÍDUOS

  • Resíduos: Os resíduos são classificados conforme sua origem e composição físico-química, sendo retiradas amostras periódicas para análises.
  • Empresa Geradora: Os resíduos são transportados por veículos apropriados e encaminhados à Cultivar.
  • Empresa Destinação: O veículo é pesado, para controle e registros, e encaminhado para a área impermeabilizada onde será feita a mistura incorporando-se ao processo de produção do composto.
  • Pátio de Compostagem: O material é encaminhado para a área de compostagem onde será distribuído em leiras para serem processadas.
  • Resultado: Produto estabilizado, disponível para retornar ao meio ambiente trazendo inúmeras vantagens.

BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM

  • Para nossos Parceiros

Dispor seus rejeitos num processo ecologicamente correto, tecnicamente direcionado através de uma empresa séria e transparente, cuja lisura é atestada pelo órgão ambiental e por auditorias, frequentemente realizadas pelas entidades geradoras.

  • Para o Meio Ambiente

Através do processo de compostagem, os resíduos reciclados se transformam em um produto estabilizado e rico em nutrientes aptos a retornarem para o meio ambiente e evitam, assim, que tais materiais sejam dispostos em locais inapropriados, tornando-os inutilizáveis e até mesmo ocorrendo a contaminação da área.

Essa solução é considerada uma alternativa sustentável e segura.

  • Para o Solo

O composto orgânico restaura os mecanismos naturais de recuperação da capacidade de fertilidade do solo e o seu equilíbrio biológico. Além disso, os compostos orgânicos contribuem para o restabelecimento da estrutura e aeração do solo. A atividade microbiológica melhora e aumenta a porosidade do solo.